Tecnologias utilizadas no saneamento básico das áreas rurais no Brasil
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a799Resumo
A pesquisa tem como objetivo verificar a situação do saneamento rural e levantar quais são as tecnologias utilizadas para melhorar o saneamento básico na área rural. Para responder aos objetivos foi realizada uma revisão sistemática utilizando o Google Acadêmico como base de dados de um período de busca de cinco anos, utilizando como unitermos as expressões “saneamento ambiental rural”, “saneamento rural no Brasil” e “saneamento básico rural do Brasil”. Foram considerados apenas artigos que analisaram a situação do saneamento básico em diferentes localidades do Brasil. Como principais resultados verificou-se que, na maioria das áreas rurais, os serviços de saneamento básico são precários e apresentam indicadores inferiores no abastecimento de água, na rede coletora de esgoto e na coleta de resíduos sólidos domiciliares, quando comparados com áreas urbanas. Como consequência desse quadro se verifica maior ocorrência de doenças na área rural, principalmente às
relacionadas à qualidade da água. Como exemplo de soluções são citadas a implantação de módulo de fossa verde, tanque séptico, zonas de raízes, fossa séptica biodigestora e biodigestores. Porém, pode-se concluir que essas tecnologias alternativas para o saneamento básico ainda encontram dificuldades para serem implantadas nas comunidades rurais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.