Planejamento Regional por meio das vocações territoriais
UM ESTUDO DA REGIÃO CONEVALE DE MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a803Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar três supostas vocações territoriais do Conevale: a) cadeia produtiva do agronegócio; b) produção de energia fotovoltaica; c) turismo. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de pesquisa documental. Como resultados, constatou-se a forte presença do agronegócio na região, sendo inquestionável que essa é uma das suas principais vocações. Trata-se de um setor mais consolidado, com potencial de diversificação e desenvolvimento de novos negócios. A geração de energia solar está em expansão no MS, especialmente em micro e minigeração. Todavia, há espaço para o desenvolvimento de negócios maiores, incluindo usinas de energia solar, com maior capacidade de geração de energia, especialmente nas regiões onde o solo não é tão propício para a agropecuária. Quanto ao turismo, dentre as segmentações apresentadas, identificou-se que a região possui potencial para o turismo ecológico, turismo de aventura e turismo de pesca. Conclui-se que o planejamento estratégico regional pode propor ações que integrem os atores da região para o desenvolvimento de um roteiro integrado de turismo, além de outras ações necessárias, inclusive questões legais, para exploração de alguns pontos turísticos como os sítios arqueológicos presentes na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.