Análise do nível de maturidade em transformação digital
EM INDÚSTRIAS DO VALE DO PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a804Resumo
Com o aparecimento das novas tecnologias digitais tais como redes sociais, dispositivos móveis, big data, internet das coisas, inteligência artificial, o setor industrial de todas as áreas vem investindo fortemente nessas tecnologias. Esse investimento envolve transformações das principais operações de negócios e afeta produtos, serviços e processos, bem como estruturas organizacionais. Adotar conceitos de transformação digital (TD) e da Indústria 4.0 é cada vez mais importante para as empresas de manufatura que atuam em mercados dinâmicos e competitivos. A implementação de TD, para ser mais bem compreendida, deverá ser considerada como um processo de “maturidade”. Para tanto, investigadores e empresas de consultoria desenvolveram diversos Modelos de Maturidade em Transformação Digital (MMTD) com o objetivo de ajudar as empresas a diagnosticar o seu estágio e orientar a forma como devem caminhar para alavancar um nível maior de maturidade digital. O projeto buscou conhecer o nível de maturidade em empresas do Vale do Paraíba. Para o trabalho foi escolhido o modelo IMPULS, formulado por Lichtblau, Goericke e Stich (2015), por apresentar vários trabalhos publicados com resultados satisfatórios. Foram selecionadas 12 empresas das quais 6 aceitaram participar com retorno de 16 formulários validados. Com a análise dos questionários foi determinado o nível de maturidade em transformação digital das empresas bem como tipo de empresa e característica dentro do modelo de maturidade em TD aplicado. Pode-se concluir que a análise do nível de maturidade em TD de uma empresa pode contribuir para a avaliação de seu estágio de evolução dos conceitos da indústria 4.0.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.