Análise do plano municipal de saúde 2022-2025
DA CIDADE DE TAUBATÉ/SP E O PLANEJAMENTO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a808Resumo
O SUS (Sistema Único de Saúde) surgiu em momento de grandes mudanças no país quanto à sua legislação, pois em 1988 surgiu uma nova Constituição conhecida como Constituição Cidadã, pois abrange diversos direitos da pessoa humana. O plano municipal de saúde é um instrumento utilizado pelo SUS, que de acordo com as características da cidade, do perfil socioeconômico, epidemiológico, de governança e de serviços que apresenta, gerencia como realizar o campo da saúde dentro do município específico. O planejamento é colocar as ideias no papel, para elaborar as ações que se seguirão e assim poder fazer com que elas se tornem concretas a partir de sua aceitação. Quando há o planejamento adequado das ações que farão acontecer concretamente a ideia, podem ocorrer outros fatores que devem ser levados em consideração, como fatores ambientais, socioeconômicos entre outros. Para poder tornar exequível e razoável, o planejamento deve ocorrer de forma clara e precisa. Este artigo teve por objetivo apresentar uma análise do plano municipal de saúde 2022-2025 da cidade de Taubaté, interior do Estado de São Paulo. Foi utilizada abordagem qualitativa, os objetivos de natureza exploratória, e os delineamentos bibliográfico e documental. Concluiu-se que possui índices ótimos de desenvolvimento no geral, mas também a ser superado, como o da queda da cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos de idade. No que concerne ao planejamento regional, demonstra ser um instrumento de grande importância epidemiológica para que as ações dentro do município se concretizem de maneira eficaz atendendo assim, a população taubateana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.