Agricultura urbana:
NOTAS SOBRE UMA HORTA URBANA COMUNITÁRIA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a810Resumo
Na conjuntura do Brasil atual, que vem constantemente sofrendo crises cada vez mais frequentes das ações dos agentes do capital sobre a sociedade, observam-se ações no desenvolvimento do modelo de agricultura urbana. Em São José dos Campos, município localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) no estado de São Paulo, a agricultura urbana vem se expressando por meio da criação de hortas urbanas comunitárias. Em geral esses espaços são criados a partir de forças políticas oriundas de grupos de moradores que se organizam – para reivindicar o uso de terrenos que não cumprem uma função social –, em busca do uso reconhecido formalmente pela prefeitura. Neste sentido, a partir de uma breve discussão teórica acerca da agricultura urbana, este artigo se dedica a realizar uma breve caracterização do município de São José dos Campos no contexto da RMVPLN e o processo de criação de uma horta urbana comunitária trazendo alguns elementos sobre a sua implantação e desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.