A incorporação da saúde ocupacional pela saúde assistencial no estado de São Paulo (2007-2021)
FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO GEOGRÁFICA E RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a816Resumo
A pesquisa aborda a falta de estudos sistemáticos sobre fusões e aquisições (F&A) no Brasil, concentrando-se em processos ocorridos entre 2007 e 2021 no setor de saúde ocupacional no estado de São Paulo. A investigação constatou a acumulação de eventos de compra de empresas de serviços de saúde ocupacional, predominantemente locais, por grandes corporações com atuação na saúde assistencial e abrangência nacional, impulsionadas por investimentos significativos a partir de 2007. Com base em relatos de executivos e dados oficiais, o estudo mapeia as semelhanças e especificidades desses processos, destacando duas principais motivações: expansão geográfica e racionalidade administrativa. Foram examinados onze casos em maior profundidade, revelando a transição do perfil dos executivos, de fundadores médicos para gestores com foco administrativo e financeiro, além das mudanças no modelo de gestão, que combinam práticas racionalizadas com aspectos culturais locais, alinhando-se às experiências brasileiras descritas na literatura. O panorama das operações evidencia as transformações corporativas e o objetivo de ampliar a gama de serviços de saúde, desde o assistencial até o ocupacional. Por outro lado, a ineficiência na gestão de custos no setor de saúde reforça a necessidade de sistematizar processos, com foco prioritário na racionalização do uso dos serviços e na otimização do atendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.