A incorporação da saúde ocupacional pela saúde assistencial no estado de São Paulo (2007-2021)

FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO GEOGRÁFICA E RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a816

Resumo

A pesquisa aborda a falta de estudos sistemáticos sobre fusões e aquisições (F&A) no Brasil, concentrando-se em processos ocorridos entre 2007 e 2021 no setor de saúde ocupacional no estado de São Paulo. A investigação constatou a acumulação de eventos de compra de empresas de serviços de saúde ocupacional, predominantemente locais, por grandes corporações com atuação na saúde assistencial e abrangência nacional, impulsionadas por investimentos significativos a partir de 2007. Com base em relatos de executivos e dados oficiais, o estudo mapeia as semelhanças e especificidades desses processos, destacando duas principais motivações: expansão geográfica e racionalidade administrativa. Foram examinados onze casos em maior profundidade, revelando a transição do perfil dos executivos, de fundadores médicos para gestores com foco administrativo e financeiro, além das mudanças no modelo de gestão, que combinam práticas racionalizadas com aspectos culturais locais, alinhando-se às experiências brasileiras descritas na literatura. O panorama das operações evidencia as transformações corporativas e o objetivo de ampliar a gama de serviços de saúde, desde o assistencial até o ocupacional. Por outro lado, a ineficiência na gestão de custos no setor de saúde reforça a necessidade de sistematizar processos, com foco prioritário na racionalização do uso dos serviços e na otimização do atendimento.

Biografia do Autor

Luara Spinola, Universidade Federal do ABC

Pesquisadora, professora de pesquisa científica e coordenadora pedagógica do ensino médio. Especialista pela Universidade de São Paulo (USP), com formação em Educomunicação pela ABPEducom/USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e Doutora com tese na área de Ciências da Saúde pela Universidade Federal do ABC. Consultora do setor de saúde, especialmente em processos de aquisições e fusões de empresas de prestação de serviços.

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho, Universidade Federal do ABC

Professora e pesquisadora, Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais/Universidade Federal do ABC; pesquisadora associada, Museu Histórico/Faculdade de Medicina/Universidade de São Paulo. São Bernardo do Campo – SP – Brasil.

Júlio Francisco Blumetti Facó, Universidade Federal do ABC

PcD com deficiência visual e Professor. Possui graduação em Engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia, pós-graduação em Marketing pela ESPM, Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP e Doutorado em Administração de Empresas com ênfase em Inovação em Cadeia de Suprimentos e Operações pela Fundação Getúlio Vargas/SP. É Professor Associado na UFABC (Universidade Federal do ABC) vinculado aos Programas de Graduação em Engenharia de Gestão e Pós-graduação em Engenharia e Gestão da Inovação.

Downloads

Publicado

04.12.2024 — Atualizado em 04.12.2024

Como Citar

Spinola, L., Marinho, M. G. S. M. da C., & Facó, J. F. B. (2024). A incorporação da saúde ocupacional pela saúde assistencial no estado de São Paulo (2007-2021): FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO GEOGRÁFICA E RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA. Latin American Journal of Business Management, 15(2). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a816