Concentração do mercado de telefonia móvel: uma análise regional de 2006 a 2012
Palavras-chave:
Telecomunicações, Celulares, Concentração de mercadoResumo
A estrutura do setor de telecomunicações no Brasil foi alterada de forma significativa na década de 1990, com a transição do monopólio estatal a um sistema de concessões regionais. Os primeiros anos da década de 2000 foram marcados pela expansão no número de linhas ativas e, principalmente, pela expansão do sistema de telefonia móvel. O objetivo deste artigo é analisar a concentração do mercado de telefonia móvel nas regiões brasileiras entre os anos de 2006 e 2012. Para tanto, são utilizados dados da Anatel sobre a participação de mercado de cada empresa e calculados a razão de concentração e o índice de Herfindahl-Hirschman para as regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Observou-se o aumento da concentração em duas regiões: Norte e Sudeste. Como a região Sudeste possui o maior número de usuários, os efeitos observados se refletem diretamente na concentração geral do país, que também subiu. O aumento dos índices de razão de concentração indicam o fortalecimento das quatro empresas líderes, através da extinção de marcas intermediárias, fusões com concorrentes e queda na participação de empresas menores. Com relação à análise do índice Herfindahl-Hirschman, observa-se uma tendência de redução da concentração nas regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Especificamente na região Sudeste, registrou-se um forte aumento, associado à absorção da Telemig pela Vivo. A incorporação de empresas com participação de mercado significativa traz preocupações sobre a competitividade do mercado de telefonia nos próximos anos.Downloads
Como Citar
Rodrigues, J. R. V., Casari, P., & Bastos, A. da C. (2014). Concentração do mercado de telefonia móvel: uma análise regional de 2006 a 2012. Latin American Journal of Business Management, 5(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/187
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.