Competências gerenciais dos gestores de instituições públicas de ensino e pesquisa: um estudo sobre a região do Vale do Paraí­ba Paulista

Autores

  • Carlos Roberto Marton da Silva
  • Paulo César Ribeiro Quintairos
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira

Palavras-chave:

Competências gerenciais, Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa, Gestão

Resumo

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre as competências gerenciais dos gestores das Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa da região do Vale do Paraíba Paulista. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, foram identificadas as competências e habilidades mais relevantes para o exercício de cargos de gestão em organizações públicas. Com esses resultados, foi elaborado um questionário para investigar a importância e o domínio, atribuídos pelos gestores das organizações estudadas, às competências e habilidades identificadas. O questionário foi aplicado a uma amostra de gestores de três instituições, sendo a significância da amostra de 5%. Os resultados obtidos apontam que, apesar da heterogeneidade das instituições pesquisadas, o conjunto das competências consideradas relevantes e de baixo domínio é essencialmente comum a todas elas. Tal resultado abre a perspectiva de elaborar propostas de programas de formação gerencial para atender às instituições públicas de ensino e pesquisa.

Downloads

Como Citar

Silva, C. R. M. da, Quintairos, P. C. R., & Oliveira, E. A. de A. Q. (2011). Competências gerenciais dos gestores de instituições públicas de ensino e pesquisa: um estudo sobre a região do Vale do Paraí­ba Paulista. Latin American Journal of Business Management, 2(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/21

Edição

Seção

Artigos Científicos