AVALIAÇÃO DA ATITUDE EMPREENDEDORA DE MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E DO SERVIÇO PRESTADO POR ESSA MODALIDADE DE NEGÓCIO

Autores

  • Helimara Amaral Sousa
  • Isailton Santos Reis
  • Vivian Manuela Conceição
  • Camila de Sousa Pereira-Guizzo

Palavras-chave:

Microempreendedor individual. Atitude empreendedora. Empreendedorismo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as atitudes empreendedoras de microempreendedores individuais (MEI) e o serviço prestado por essa modalidade de negócio. Participaram 202 MEIs e 12 gestores de empresas do setor industrial, localizados no estado da Bahia. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização dos MEIs; Instrumento de Medida de Atitude Empreendedora (IMAE); e Questionário de Expectativa e Avaliação da Contratação de MEI. Os principais resultados mostram que a maioria dos MEIs relatou ter se formalizado nos últimos três anos, a partir da descoberta de uma oportunidade de negócio e possuir renda de até quatro salários. Quanto ao IMAE, o fator Prospecção e Inovação apresentou maior frequência de itens crí­ticos; o fator Gestão e Persistência obteve maior frequência de itens favoráveis para as atitudes empreendedoras. Quanto ao setor industrial, identificou-se alta expectativa pela contratação de MEIs, porém sinalizando a necessidade de melhoria no trabalho prestado pelos profissionais dessas empresas.

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Publicado

18.12.2020

Como Citar

Sousa, H. A., Reis, I. S., Conceição, V. M., & Pereira-Guizzo, C. de S. (2020). AVALIAÇÃO DA ATITUDE EMPREENDEDORA DE MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E DO SERVIÇO PRESTADO POR ESSA MODALIDADE DE NEGÓCIO. Latin American Journal of Business Management, 11(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/609

Edição

Seção

Artigos Científicos