OS FABRICANTES DE VEÍCULOS DE DUAS RODAS DA ZONA FRANCA DE MANAUS PODEM SER VISTOS COM PERTENCENTES A UM CLUSTER?

Autores

  • Thiago Carrano Bernardes
  • Lucineia Batista
  • Patricia Andrade Paines
  • Matheus Humberto Ceballos
  • Nelson Casarotto

Palavras-chave:

Clusters, Zona Franca de Manaus, Duas Rodas, Quoeficiente Locacional e Gini Locacional.

Resumo

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico com objetivo de integrar a região Norte ao resto do paí­s. Esse modelo é importante, pois concilia o crescimento econômico e social com a preservação da floresta. Dentre os segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM), o de duas rodas apresenta grande concentração das atividades deste setor nesta região. Neste sentido, o presente artigo buscou com base na literatura e utilizando í­ndices de concentração (GL) e de localização (QL), verificar se as empresas desse segmento apresentam caracterí­sticas que as definam como integrantes de um cluster industrial. Para a identificação dessas caracterí­sticas foram percorridas etapas básicas para o mapeamento de forma quantitativa: a definição da região econômica; o cálculo das concentrações de emprego, empresas, faturamento e valor de transformação através de QL e GL e a seleção das classes CNAE. O resultado encontrado de QL variou 17,03 até 62,20, dependendo da área de atividade do setor e da base de dados utilizada. O QL maior que 1 indica que há concentração da atividade econômica especificada no setor observado superior à concentração desta atividade no paí­s. Os valores do GL para os dados de empregos formais e estabelecimentos da RAIS em 2018 e de faturamento lí­quido, ocupação de pessoal e valor de transformação da PIA em 2018 variaram de 0,5273 a 0,9414 para o Brasil, apresentando uma maior concentração desses indicadores no municí­pio de Manaus-AM. Várias caracterí­sticas de clusters industriais foram avaliadas, entre elas: espaço geográfico definido, através dos indicadores de localização e concentração respectivamente, (QL e GL); participação governamental em clusters através de incentivos fiscais; cooperação horizontal e vertical; concentração de mão de obra especializada. Esse trabalho apresenta-se como um passo inicial para a definição se o subpolo duas rodas do PIM se caracteriza como um cluster.

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Publicado

18.12.2020

Como Citar

Bernardes, T. C., Batista, L., Paines, P. A., Ceballos, M. H., & Casarotto, N. (2020). OS FABRICANTES DE VEÍCULOS DE DUAS RODAS DA ZONA FRANCA DE MANAUS PODEM SER VISTOS COM PERTENCENTES A UM CLUSTER?. Latin American Journal of Business Management, 11(2). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/611

Edição

Seção

Artigos Científicos