HABILIDADES SOCIAIS DE CASAIS EM DIFERENTES ETAPAS DO CICLO DE VIDA FAMILIAR
Resumo
Tradicionalmente, o ciclo de vida familiar é marcado por etapas e os cônjuges vivenciam situações desafiadoras no cotidiano, dificuldades e transformações associadas ao desenvolvimento do casamento que exigem diversas habilidades. O presente estudo teve como objetivo investigar se existem diferenças nas habilidades sociais e nas habilidades sociais conjugais de casais em diferentes etapas do ciclo de vida familiar. Participaram 442 indivíduos heterossexuais com idades variando entre 21 e 79 anos (M = 43,7, DP = 12,25). Foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais e o Inventário de Habilidades Sociais Conjugais. Foi realizada uma MANOVA para comparar os grupos. Os resultados apontaram diferenças significativas nas habilidades sociais entre casais sem filhos e casais com filhos entre 0 e 11 anos e nas habilidades sociais entre casais com filhos maiores de 18 anos e os demais grupos. Conclui-se que é possível observar diferenças nas habilidades sociais dos indivíduos no período de chegada dos filhos e uma maior elaboração das habilidades sociais conjugais em casais cujos filhos são independentes. Espera-se contribuir para o desenvolvimento de Treinamentos de Habilidades Sociais Conjugais e recursos preparatórios para a vida conjugal que promovam relações saudáveis e com qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.