LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a775Resumo
Desastres podem ocorrer por causas naturais ou pela ação humana. Em ambas as situações de ocorrência, o valor do uso de mídias sociais é notoriamente reconhecida. Riscos existem quando uma dada sociedade apresenta um certo grau de vulnerabilidade e ao se considerar a percepção das pessoas quanto aos riscos a que estão expostas, sabe-se que há diferenças entre riscos reais e riscos percebidos. Sob esse contexto, esta pesquisa avaliou diferentes mídias para detectar o meio mais assertivo de comunicação com os cidadãos, para melhor direcionar as ações de comunicação dos agentes da Defesa Civil com as comunidades em áreas de risco. Pesquisas sobre a percepção e a comunicação de riscos demonstraram claramente que entender riscos requer mais do que informar e educar as pessoas sobre os riscos, pois a credibilidade e o rigor do agente emissor da informação devem ser balanceados com a percepção e o senso comum dos receptores. Nesse sentido, é fundamental a elaboração de protocolos claros a serem seguidos pelos agentes governamentais e de Defesa Civil, para proporcionar uma comunicação eficaz e segura ao público, de forma a evitar ambiguidades, dúvidas e erros para se garantir o controle de uma situação e a confiança do público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.