Recursos internos como diferenciais competitivos aplicados ao processo de adaptação estratégica em empresas do setor hoteleiro de Curitiba: estudo comparativo de casos
Palavras-chave:
Vantagem Competitiva, Recursos Internos, Adaptação Estratégica.Resumo
O setor hoteleiro de Curitiba, na segunda metade da década de 90, em função da instalação de montadoras e da transferência de diversas empresas multinacionais para a cidade, tornou-se atrativo para as redes hoteleiras nacionais e internacionais, uma vez que ocorreu aumento significativo na demanda pelos serviços de hospedagem. Buscou-se identificar, por meio de um estudo comparativo de casos, quais são os recursos internos que se destacam como diferenciais competitivos em empresas do setor hoteleiro de Curitiba. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com proprietários, diretores e gerentes, em duas empresas do setor hoteleiro de Curitiba. Foi possível constatar que os recursos físicos se destacaram na mudança estratégica, sendo aplicados em revitalizações e reestruturações físicas, principalmente em dois dos hotéis. Os recursos humanos foram responsáveis pela principal mudança estratégica dos três hotéis, a personalização dos serviços. Sobressaíram-se também as modificações na estrutura organizacional, visando tornar a gestão mais eficiente.Downloads
Como Citar
Silva, A. J. H. da, & Teixeira, R. M. (2010). Recursos internos como diferenciais competitivos aplicados ao processo de adaptação estratégica em empresas do setor hoteleiro de Curitiba: estudo comparativo de casos. Latin American Journal of Business Management, 1(1). Recuperado de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/8
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Artigos Científicos
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