TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS: PROCESSO, AVALIAÇÃO E RESULTADOS
Abstract
As Habilidades Sociais (HS) são comportamentos aprendidos no processo de desenvolvimento social e são primordiais para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais adequados e saudáveis. O objetivo deste estudo foi comparar os processos e resultados de 12 programas de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) desenvolvidos no núcleo de carreira da Universidade de Taubaté no período de 2009 a 2018. A pesquisa em questão é documental e bibliográfica. Realizou-se a análise de 12 programas de treinamento a partir de documentos e registros de sessões realizadas nos THS. Ao comparar os 12 programas, os resultados alcançados mostram que o IHS é um indicador de necessidades de melhoria, no entanto, a aplicação pré e pós-treinamento não se mostrou eficaz uma vez que existe a hipótese de mudança de percepção em relação aos temas abordados após conhecimento aprofundado do assunto. A roda de competências estabelece metas a serem alcançadas pelo participante, o que facilita a percepção do seu alcance ou não. O automonitoramento facilita a aplicação, a percepção da aprendizagem e a mudança comportamental. O protocolo de observação é o mais indicado para ser utilizado em pesquisas futuras, uma vez que utiliza os componentes comportamentais moleculares e molares e está pronto para ser utilizado em outras áreas do conhecimento. O uso de autorrelatos, tarefas e retomadas delas ao início das sessões seguintes, também se faz necessário. Ficou evidente a importância do uso de dinâmicas em todos os treinamentos, permitindo que haja a troca de informações e experiências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.