ANÁLISE DO PERFIL DE QUALIFICAÇÃO DOS OPERADORES DO CONCRETO USINADO NA CIDADE DE MARABÁ-PA

Autores/as

Palabras clave:

Concreto, pesquisa de campo, qualidade, qualificação.

Resumen

A qualificação dos operadores da área de construção civil reflete diretamente nos produtos gerados nesta atividade. Esta pesquisa realizou um estudo sobre qualificação e conhecimento dos trabalhadores da construção civil, quanto ao concreto usinado da cidade de Marabá – PA. A metodologia aplicada constituiu-se em pesquisa de campo junto aos diferentes agentes consumidores do concreto, com enfoque no perfil de qualificação e conhecimento dos operadores do concreto usinado. Foi aplicado um questionário a 64 entrevistados, no qual foram abordadas informações tais como perfil profissional, grau de instrução, capacitação e conceitos sobre concretagem, caracterizando-se pela abordagem preponderantemente quali e quantitativa. A cidade de Marabá apresenta grande potencial de crescimento na área da construção civil; contudo, o grau de instrução dos operacionais foi de 53,84% com escolaridade abaixo do ensino médio; a idade média dos operadores pesquisados foi de 35 anos e o baixo conhecimento dos mesmos acerca das normas que regem a confecção do concreto, também foi registrado na pesquisa. Os resultados aqui apresentados servirão de incentivo para o desenvolvimento de polí­ticas públicas com objetivo de proporcionar melhor qualificação aos trabalhadores, fato que refletirá diretamente na qualidade do concreto oferecido aos consumidores.

Biografía del autor/a

Dalila Amorim dos Santos, Unifesspa

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Pará (2009) e pós graduada em Engenharia da Produção, Engenharia da Qualidade e mestranda em Propriedade Intelectual e tranferência de tecnologia para a inovação.Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Pará, atualmente é chefe do setor de meio ambiente e Técnico - Administrativo no setor de Serviços Continuados da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará na Secretaria de Infraestrutura. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e especialista em Qualidade, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção

Gilmara Regina Lima Feio, Unifesspa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado em Geologia e Geoquí­mica pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Geologia e Geoquí­mica pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professora associada da Faculdade de Geologia e do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e transferência de Tecnologia para a inovação, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Foi diretora da Faculdade de Geologia entre 2016-2020 e atualmente está no cargo de pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e geoquí­mica, atuando principalmente nos seguintes temas: granito, evolução crustal, Proví­ncia Carajás. Mãe de uma menina de 6 anos. Sou a favor de polí­ticas institucionais que considerem a maternidade.

Elias Fagury Neto, Unifesspa

Possui graduação em Engenharia Quí­mica pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, lotado no Instituto de Geociências e Engenharias. Como pesquisador, tem experiência na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com ênfase em Materiais Cerâmicos e Compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem e reaproveitamento de rejeitos industriais, sí­ntese e processamento de materiais cerâmicos e compósitos, cerâmicas refratárias e caracterização de materiais. Atua também em temas relacionados à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

dos Santos, D. A., Feio, G. R. L., & Neto, E. F. (2021). ANÁLISE DO PERFIL DE QUALIFICAÇÃO DOS OPERADORES DO CONCRETO USINADO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. Latin American Journal of Business Management, 12(2). Recuperado a partir de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/627

Número

Sección

Artigos Científicos