DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO
Palabras clave:
Gestão. Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Realidade Virtual. Aviação do Exército.Resumen
As inovações pedagógicas estão sendo cada vez mais empregadas nos processos educacionais em ambientes militares. Tecnologias disruptivas agregam novas formas de aprendizagem para jovens inseridos em um ambiente digital. Dentre as tecnologias emergentes destaca-se como tecnologia educacional os óculos de realidade virtual e o simulador de voo. Este artigo tem como objetivo analisar se o uso dos óculos de realidade virtual combinado ao simulador de voo potencializa o aprendizado técnico-profissional do Tecnólogo em Sistemas de Aeronaves da Aviação do Exército. O presente artigo utilizou-se da pesquisa bibliométrica, através de uma abordagem qualitativa, a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses, com a utilização das bases de dados encontradas em plataformas on-line com os descritores: "Realidade Virtual", relacionadas com: "Educação", "Aviação" e "Treinamento Militar". O estudo possibilitou verificar que a utilização da realidade virtual e dos simuladores de voo contribuem na constante melhoria dos processos de treinamento dos tripulantes de Helicóptero da Aviação do Exército Brasileiro, como na formação do Instrutor de Voo, no treinamento do CRM (cockpit resource management) das tripulações, na capacitação dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Aviação do Exército e na segurança de voo.Descargas
Publicado
2021-08-16
Cómo citar
Brito, J. B. de, Costa, S. L. da, Oliveira, E. A. de A. Q., Mendrot, A. R., & Kniess, C. T. (2021). DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO. Latin American Journal of Business Management, 12(1). Recuperado a partir de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/657
Número
Sección
Artigos Científicos
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