PROPRIEDADE INDUSTRIAL NO BRASIL, NO ESTADO DE SÃO PAULO, NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE E RECURSOS EMPREGADOS
Resumen
Nas últimas décadas, as preocupações com questões relacionadas às atividades inovadoras têm despertado o interesse dos pesquisadores do mundo todo. Nesse cenário, investiga-se qual a evolução dos depósitos de propriedade industrial em uma análise comparativa dos municípios do Brasil, do Estado de São Paulo e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) e a sua correlação com os gastos incorridos. Com essa abordagem, procedeu-se à coleta de dados dos depósitos das propriedades industriais dos anos de 2005 a 2019 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da execução orçamentária das despesas no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o tratamento dos dados através do software Power BI e SPSS. Através dos números, constatou-se que os depósitos de propriedade industrial dos residentes apresentaram crescimento significativo nos últimos 8 anos em relação aos anos de 2005 a 2011, exceto nos contratos de tecnologia, com contibuições significativas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, dos municípios de São Paulo e Campinas e na RMVPLN São José dos Campos e Taubaté. Quanto à análise das despesas executadas pelo MCTI e pelo CNPq também aumentaram no período com uma correlação forte e positiva entre os gastos do MCTI e uma correlação moderada e também positiva quanto às despesas do CNPq em relação aos depósitos efetuados, ou seja, em ambos os casos quanto maiores forem os recursos aplicados em ciência e técnologia existe uma tendência de que os números de depósitos de propriedades industriais aumentem nos registros do INPI.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.