PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM INDÚSTRIA DO AGRONEGÓCIO

Autores/as

Resumen

Atualmente, a melhoria contínua de produtos e serviços contribui para que a empresa consiga manter competitiva no mercado, e os principios de princípios de sustentabilidade e suas práticas ambientais, ganham uma representatividade cada vez mais expressiva nesse processo. Corroborando com esses fatos, por conta de políticas ambientais feitas pelo governo com o âmbito de aumentar o rigor de leis ambientais, o agronegócio no Brasil vem se tornado, cada vez mais, pauta de discussões sobre impactos gerados no meio ambiente como um todo. O presente estudo tem como objetivo apontar as práticas de sustentabilidade adotadas por uma empresa do agronegócio alinhadas com o tripé da sustentabilidade, que auxilia na busca pela melhoria contínua dos produtos. A pesquisa é qualitativa e descritiva, com coleta de dados documental e bibliográfica. Buscou-se verificar, na literatura científica a revisão dos temas de sustentabilidade, sustentabilidade empresarial e agronegócio, práticas sustentáveis e inovação, e políticas de sustentabilidade no Brasil. Como resultado, pôde-se constatar que a organização emprega as três dimensões, ambiental com o intuito de mitigar impactos negativos ao meio ambiente; social que são direcionadas à gestão do capital humano e por fim, na dimensão econômica, as práticas sustentáveis legitimadas pelas certificações ISO melhoram o desempenho e a produtividade, resultando no reconhecimento do mercado e nas melhorias de seus produtos.

Biografía del autor/a

Luiz Eduardo Gomes Jordão de Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bacharel em Administração. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Fernanda Zuin Secco, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrado Profissional em Administração. Universidade Metodista de Piracicaba/ SP.

Professora da Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Educação Matemática Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Magalhães, L. E. G. J. de ., Secco, F. Z., Sugahara, C. R., & Ferreira, D. H. L. (2022). PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM INDÚSTRIA DO AGRONEGÓCIO. Latin American Journal of Business Management, 13(2). Recuperado a partir de https://www.lajbm.com.br/journal/article/view/710

Número

Sección

Artigos Científicos