A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMUNITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO MODELO CATARINENSE
Resumen
A educação superior do estado de Santa Catarina foi marcada historicamente por promover a educação comunitária. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é introduzir uma análise da educação superior comunitária introdutória do desenvolvimento regional sustentável, nas mesorregiões de Santa Catarina. Foi possível atestar o crescimento do IDH das mesorregiões, bem como da Renda per capita no interregno da avaliação. Em que pese o crescimento populacional nos últimos 10 anos com variações de até 100% em alguns municípios, não houve queda do IDH. De modo análogo, a variação da Renda per capita nas regiões pesquisadas apresentou variação relativa positiva superior a 200% em muitos municípios. Constatou-se que este desenvolvimento foi resultado de um investimento endógeno. A análise educacional comunitária catarinense possibilitou ratificar a perspectiva do desenvolvimento regional sustentável.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional Sustentável; Educação Superior Comunitária; Santa Catarina.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.