COMUNICAÇÃO INTERNA E COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: O EMPREGO DE MEIOS ANALÓGICOS E DIGITAIS NO PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a760Resumen
Em espaços internos das empresas, entre os colaboradores e por suportes de difusão da informação duas modalidades de comunicação organizacional ocorrem em paralelo: a interna e a administrativa. Complementares, garantem o fluxo de informações necessárias para que funcionem e atinjam seus objetivos estratégicos. A presente investigação teve como intuito verificar quais recursos digitais e analógicos são atualmente empregados na comunicação interna e na comunicação administrativa de empresas localizadas no eixo São Paulo-Rio de Janeiro. Por meio de entrevistas pessoais e questionário on-line a pesquisa exploratória conseguiu listar os meios de comunicação voltados ao público interno em uso no momento. Os resultados revelaram o emprego de meios digitais e analógicos simultaneamente para a interlocução com funcionários. Ademais, os profissionais entrevistados sinalizaram que aplicativos de mensagens instantâneas, correio eletrônico e intranet seriam mais eficazes para a comunicação interna. Para a comunicação administrativa listaram reuniões presenciais, e-mail e aplicativos de troca de mensagens como a melhor forma de passar orientações e informações. Percebeu-se que a tradicional comunicação impressa não caiu em completo desuso e que a comunicação interpessoal não perdeu sua relevância. Recorre-se à comunicação digital em conjunto com elas quando a audiência são os colaboradores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Latin American Journal of Business ManagementO Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.