Distribuição de royalties no Brasil

PANORAMA HISTÓRICO E AS PROPOSTAS DE REFORMULAÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a764

Resumen

O termo royalty vem do francês e correlaciona-se a privilégios concedidos pela realeza. No Brasil, os royalties da exploração de recursos naturais são, desde os anos 1950, importante fonte de receita para estados e municípios localizados em áreas produtoras, como usinas hidrelétricas, minérios e petróleo. Por outro lado, as evidências demonstradas por dados públicos disponibilizados pelas respectivas agências reguladoras apontam a concentração de ganhos financeiros em poucos estados e municípios, o que levanta o questionamento da pertinência do atual modelo de distribuição. Este trabalho se propõe a analisar a evolução histórica e normativa dos royalties oriundos da exploração de recursos naturais no Brasil desde a Lei do Petróleo de 1953 até as disputas judiciais atuais, motivadas dada a redistribuição de recursos proposta pela Lei nº 12.734/2012. Para a contextualização dos royalties no Brasil e seu modelo de partilha foram realizadas pesquisas em legislações, bancos de dados das agências reguladoras e coletas do Censo Demográfico de 2022 do IGBE. A pesquisa identificou que a distribuição desses recursos entre os entes federativos possui notáveis desequilíbrios, com maiores concentrações nos estados do Paraná (hídrico), Minas Gerais e Pará (mineração) e Rio de Janeiro (petróleo), além de haver maior preponderância dos royalties do petróleo se comparados aos demais.

Biografía del autor/a

Rafael Rodrigues da Costa, UNITAU - Universidade de Taubaté

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado  do Rio de Janeiro, pós-graduado em Prevenção e Repressão à Corrupção pela Universidade Estácio de Sá e mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Chefe Técnico da Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), na Unidade Regional de São José dos Campos. Especialista em aplicação de recursos de royalties e em contratações públicas.

Edson Trajano Vieira, UNITAU - Universidade de Taubaté

Possui graduação em Ciências Econômicas e licenciatura em história pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestrado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É coordenador geral dos cursos de Mestrados e Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU e Editor Chefe da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (RBGDR). É ainda coordenador do Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais da UNITAU é coordenador de extensão de trabalho de campo do Projeto Rondon.

Publicado

2024-12-04

Cómo citar

Rodrigues da Costa, R., & Trajano Vieira, E. (2024). Distribuição de royalties no Brasil: PANORAMA HISTÓRICO E AS PROPOSTAS DE REFORMULAÇÕES. Latin American Journal of Business Management, 15(2). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n2.a764