LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a775

Resumen

Los desastres pueden ocurrir debido a causas naturales o a la acción humana. En ambas situaciones, se reconoce claramente el valor del uso de las redes sociales. Los riesgos existen cuando una determinada sociedad presenta cierto grado de vulnerabilidad y al considerar la percepción que tienen las personas sobre los riesgos a los que están expuestas, se sabe que existen diferencias entre los riesgos reales y los riesgos percibidos. En este contexto, esta investigación evaluó diferentes medios para detectar los medios más asertivos de comunicación con la ciudadanía, para orientar mejor las acciones de comunicación de los agentes de la Defensa Civil con las comunidades en zonas de riesgo. Las investigaciones sobre percepción y comunicación de riesgos han demostrado claramente que comprender los riesgos requiere más que informar y educar a las personas sobre los riesgos, ya que la credibilidad y el rigor del agente que envía la información deben equilibrarse con la percepción y el sentido común de los destinatarios. En este sentido, es fundamental desarrollar protocolos claros a seguir por los agentes gubernamentales y de Defensa Civil, para brindar una comunicación efectiva y segura al público, con el fin de evitar ambigüedades, dudas y errores para garantizar el control de una situación y la confianza pública.

Biografía del autor/a

Roque Antônio Moura, Faculdade de Tecnologia SJC - Unesp

Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus
Guaratinguetá/SP. Doutorado em Engenharia Biomédica pela UMC/SP. Segundo Doutorado em andamento pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Guaratinguetá/SP. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté. Graduação em Engenharia Mecânica, Logística e Ciências Jurídicas. Atual Coordenador e professor do Curso de Gestão da Produção Industrial na
FATEC São José dos Campos. Coordenador do programa de pós-graduação lato sensu em Gestão de Processos Industriais, Manutenção Industrial e Projetos Mecânicos da Universidade de Taubaté. Professor no curso de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da UNITAU.

Vera Lúcia Monteiro, FATEC - São José dos Campos

Mestrado na área de Transportes - UNICAMP; Pós- Graduação (Latu-Sensu) em Administração de Empresas - CEAG, Fundação Getúlio Vargas - EAE/SP; graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente é corpo docente da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos e pesquisadora do CEPED-SP/CEETEPS.

Lourival da Cruz Galvão Junior, UNITAU - Universidade de Taubaté

Pós-doutorado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestrado em Linguística Aplicada e Graduação em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professor Assistente II no Departamento de Comunicação e Negócios da UNITAU e docente e pesquisador do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU.

Márcia Regina Oliveira, UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UNIVAP); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional; Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Desenvolvimento Organizacional (INPG/UNITAU) e em Tecnologias em Educação a Distância (UNICID); Bacharel em
Administração (UNIMODULO). É professora das disciplinas Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos e de Gestão por Competências na graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) e nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Atua como professora e pesquisador no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e como professora e pesquisadora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da mesma instituição.

Messias Borges Silva, Unesp / EEL-USP

Livre Docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP, possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena -atual EELUSP, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2024-06-24

Cómo citar

Moura, R. A., Monteiro, V. L., Galvão Junior, L. da C., Oliveira, M. R., & Silva, M. B. (2024). LOGÍSTICA HUMANITÁRIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES. Latin American Journal of Business Management, 15(1). https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a775