Criação de vantagens competitivas em um apl sob a perspectiva da visão baseada em recursos: um estudo em empresas de cerâmica do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Arranjos Produtivos Locais, Recursos, Vantagem CompetitivaResumo
A busca por novos mercados, e a necessidade de encontrar novas fórmulas estratégicas e estruturais, de promoção de vantagem competitiva tem despontado no meio empresarial uma forma de arranjo cooperativo, os Arranjos produtivos Locais (APL). Diante disso, pode-se afirmar, que o diagnóstico da efetividade dos APLs tem se tornado de fundamental importância para o sucesso das empresas. Nessa perspectiva, este artigo se configura em um estudo empírico cujo objetivo é identificar as transformações sofridas pela estrutura e recursos das organizações envolvidas na rede interorganizacional do tipo APL. Para tanto, analisa-se a reconfiguração dos recursos organizacionais a partir da formação do APL apoiado pelo SEBRAE-RN, composto por empresas de Cerâmica da região metropolitana de Natal- RN. Através da investigação sustentada nos pressupostos desenvolvidos por Barney (1991) e alguns outros autores fundamentados na Visão Baseada em Recurso (RBV), que buscaram identificar a estrutura de recurso como fonte de vantagem competitiva. Como resultado, se tem a comprovada efetividade do framework elaborado, bem como, resultados significativos acerca do APL investigado, que permitem a construção de um conjunto amplo de hipóteses relativas aos aspectos estratégicos associados à reestruturação da estrutura e recursos organizacionais.Downloads
Como Citar
Chagas, T. D., Martins, D. de A., Santos, E. M. dos, & Medeiros, A. D. de. (2013). Criação de vantagens competitivas em um apl sob a perspectiva da visão baseada em recursos: um estudo em empresas de cerâmica do Rio Grande do Norte. Latin American Journal of Business Management, 4(1). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/127
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.