Comunicação nas organizações: um estudo exploratório das tecnologias de comunicação utilizadas em empresas do Vale do Paraíba
Palavras-chave:
comunicação, comunicação nas organizaçõesResumo
A necessidade de se comunicar é pressuposto da vida em sociedade. A comunicação nas organizações tem sido reconhecida como um fator importante para o sucesso ou fracasso das organizações seja em épocas de crise ou crescimento. Falhas nos processos de comunicação das organizações tanto internas (entre os membros) como externas (com clientes, fornecedores, governo e a sociedade em geral), podem levar a perdas de oportunidades que não voltarão mais ou a custos não previstos ou muito difíceis de mensurar e/ou apurar. A comunicação nas organizações desempenha várias funções, todas necessárias ao bom funcionamento da mesma. Embora a comunicação não seja realizada pela organização em si, mas pelas pessoas dentro e fora da mesma, as tecnologias, quando bem compreendidas e aplicadas, podem beneficiar os processos de comunicação das organizações, porém se mal utilizadas, podem se tornar mais uma barreira ao processo de comunicação. Cientes dos desafios e necessidade de desenvolver processos de comunicação eficazes, organizações no mundo todo, tem investido: tempo, dinheiro e recursos, para aprimorar seus processos de comunicação e estabelecer canais livres e constantes, que permitam que as informações cheguem aos vários níveis organizacionais de forma clara, e precisa, quando necessária. Essa pesquisa teve como objetivo estudar a comunicação nas organizações e analisar as tecnologias utilizadas por uma amostra de empresas da região do Vale do Paraíba. Para alcançar esse objetivo utilizou-se pesquisa bibliográfica, entrevista não estrutura e pesquisa na internet. A análise dos dados obtidos com base na revisão de literatura, demonstra que as organizações tem adotado as novas tecnologias para seus processos de comunicação.Downloads
Como Citar
Oliveira, E. L. de, Oliveira, E. A. Q. de, & Carniello, M. F. (2012). Comunicação nas organizações: um estudo exploratório das tecnologias de comunicação utilizadas em empresas do Vale do Paraíba. Latin American Journal of Business Management, 2(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/32
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.