EDUCAÇÃO CAMPESINA: CURRÍCULO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL OZIEL ALVES DE AÇAILÂNDIA/MA

Autores

  • Karla Janys Lima Nascimento
  • Lourival da Cruz Galvão Junior
  • Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira

Palavras-chave:

Currí­culo. Currí­culo Social. Educação do Campo. Saberes Campesinos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar se o currí­culo ofertado pela Escola Municipal Oziel Alves, escola campesina do municí­pio de Açailândia/MA, atende às caracterí­sticas da vida no campo e se contempla o currí­culo social da comunidade em que os alunos estão inseridos. O currí­culo educacional é entendido como o conjunto de intenções que permeia todo o ambiente escolar, bem como as interações deste com a comunidade ao seu entorno. No entanto, questiona-se se é possí­vel ofertar um currí­culo educacional para uma escola campesina, articulando-o a vida dos alunos de forma que a reafirme suas identidades e diferenças culturais. Como procedimento metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa pelo fato desta não se preocupar com a representatividade numérica, mas com o aprofundamento da compreensão de um grupo social ou de uma organização. Na análise dos dados optou-se pela análise do discurso com base em Michel Foucault, considerando que suas preocupações problematizam as práticas discursivas implicadas nas relações de poder estabelecidas na sociedade. A investigação na Escola Municipal Oziel Alves verificou que a atuação de profissionais que cursaram Licenciatura em Educação do Campo oportuniza aos educandos práticas pedagógicas que valorizam a cultura local, pela qual os saberes campesinos são incorporados ao currí­culo escolar de modo integrado.

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Publicado

28.05.2020

Como Citar

Nascimento, K. J. L., Galvão Junior, L. da C., & Oliveira, E. A. de A. Q. (2020). EDUCAÇÃO CAMPESINA: CURRÍCULO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL OZIEL ALVES DE AÇAILÂNDIA/MA. Latin American Journal of Business Management, 10(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/570

Edição

Seção

Artigos Científicos