ANÁLISE DAS MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS OCORRIDOS NA IMPLANTAÇÃO DA ISO 9001

José Manoel Souza das Neves, Lucileila do Rosário Queiroz, Claudia Feijó, Roberto Kanaane, Celi Langhi

Resumo


O artigo tem por objetivo identificar os processos de gestão de pessoas necessários para a implantação do sistema de qualidade ISO 9001e analisar as mudanças ocorridas na área. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, em 12 empresas, por meio da aplicação de questionário distribuído eletronicamente. Os sujeitos da pesquisa são constituídos por pessoas que participaram diretamente do processo de certificação da ISO 9001. Na análise dos resultados foi possível perceber que em boa parte das organizações, as mudanças ocorreram para adequar os processos de gestão de pessoas às exigências da norma. Os processos foram os relacionados ao planejamento de pessoal, análise e descrição de cargos, treinamento e desenvolvimento, capacitação da liderança, recrutamento e seleção e avaliação de desempenho. Observou-se ainda que com a implementação da norma ISO 9001, a área de gestão de pessoas teve tanto aspectos positivos quanto negativos. Os principais aspectos positivos, apontam para a transformação da gestão de pessoas em uma área estratégica, onde a atração, retenção e capacitação dos funcionários passaram a estar alinhados aos propósitos, estratégias e objetivos organizacionais. A avaliação de desempenho passou a ser utilizada como instrumento de desenvolvimento das pessoas, os funcionários tiveram um aumento em sua participação nas decisões. Os aspectos negativos estão relacionados ao aumento da burocracia e à participação, comprometimento e engajamento da liderança. A percepção da grande maioria dos respondentes foi de que com a implantação da ISO 9001, as organizações efetivaram políticas de recursos humanos que passaram a funcionar de forma efetiva.

Palavras-chave


Gestão da qualidade; ISO 9001; Gestão de recursos humanos; Sistemas Produtivos

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ISSN: 2178-4833