UMA REVISÃO DA INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS NO SEMIÁRIDO

Carla Camila Gomes Freitas, Larissa da Silva Ferreira Alves

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo entender a interiorização do ensino superior e os deslocamentos populacionais no Semiárido brasileiro. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma discussão sobre essas temáticas, onde buscamos por bibliografias recentes sobre essa problemática entre os anos de 2015 e 2020, levando em conta que se trata de uma dinâmica recente. Aqui foi realizada uma revisão sistemática de literatura RSL (MORANDI; CAMARGO, 2015), uma forma de coletar informações bastante criteriosa e que busca com seus resultados a construção de um ensaio pautado em pesquisas já apresentadas anteriormente. Vale ressaltar que há a relevância em não obter resultados iguais daqueles já mencionados acerca de tais problemáticas. A revisão foi pautada em autores como Dantas; Clementino; França (2015), Fusco; Ojima (2016), Alves; Dantas; Souza (2018), Silva (2018), Souza (2019), dentre outros teóricos se debruçam em estudos sobre a temática aqui proposta. Portanto, concluímos a partir da RSL, que os estudos voltados especificamente para a interiorização do ensino superior e deslocamentos populacionais no Semiárido vem se descobrindo nos últimos cinco anos, mas que ainda há muito que se investigar em um vasto e populoso território, como é o semiárido.

Palavras-chave


Interiorização. Ensino Superior. Deslocamentos no Semiárido.

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ISSN: 2178-4833