COMUNICAÇÃO PÚBLICA E TRANSPARÊNCIA: UMA ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS ECONÔMICOS NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA/SP

Autores

  • Marcelo Hespaña Guimarães Universidade de Taubaté
  • MONICA FRANCHI CARNIELLO Universidade de Taubaté.
  • EDSON APARECIDO QUERIDO UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Palavras-chave:

transparência, comunicação pública, desenvolvimento

Resumo

O processo de redemocratização do paí­s, legitimado pela Constituição de 1988, levou a uma série de medidas legais em prol da transparência da gestão pública e de acesso à informação por parte da população. O objetivo do presente     artigo foi verificar como a Prefeitura de Caraguatatuba, municí­pio do Litoral Norte do Estado de São Paulo, comunica todos os seus investimentos aos moradores. A metodologia que amparou a realização da pesquisa pautou-se em uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica que possibilitou      a investigação dos dados publicados via site do portal da transparência. Constatou-se que os dados são corretamente divulgados e que atendem às demandas da Lei de Acesso à Informação. Mas averiguou-se que ainda existe uma lacuna a ser preenchida no que diz respeito à forma de se comunicar.

Biografia do Autor

Marcelo Hespaña Guimarães, Universidade de Taubaté

Mestrando em Desenvolvimento Regional e Bacharel em Jornalismo

MONICA FRANCHI CARNIELLO, Universidade de Taubaté.

Professora Doutora na Universidade de Taubaté.
Professora do Curso de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Unitau e coordenadora do GP de Desenvolvimento Regional da Intercom.

EDSON APARECIDO QUERIDO, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Professor Doutor na Universidade de Taubaté.
Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Unitau e coordenadora do GP de Desenvolvimento Regional da Intercom.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Guimarães, M. H., CARNIELLO, M. F., & QUERIDO, E. A. (2021). COMUNICAÇÃO PÚBLICA E TRANSPARÊNCIA: UMA ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS ECONÔMICOS NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA/SP. Latin American Journal of Business Management, 12(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/668

Edição

Seção

Artigos Científicos