SÍNDROME DE BURNOUT, HABILIDADES SOCIAIS E COPING EM PROFESSORES
Abstract
Este estudo objetivou realizar uma revisão de literatura de 10 anos de pesquisas empíricas (2011 a 2021) que relacionaram o Burnout, as Habilidades Socias e cujo público-alvo foram os professores. Foram realizadas buscas nas bases de dados BSV, Eric, PubMed, Scielo, ScienceDirect, PsycInfo e PsycNet utilizando os descritores: Burnout, habilidades sociais (social skills), estratégias de enfrentamento (Coping), professores (teachers) e competência social (social competence) e o operador booleano AND entre os termos. Inicialmente, foram encontradas 2.916 publicações. Ao aplicar o filtro de período (2011 a 2021) o número de estudos passou a ser de 1.214. Realizada a leitura de títulos e resumos e aplicados critérios de inclusão e exclusão definidos por dois juízes, obteve-se o total de 21 artigos. Ao analisar os 21 artigos na íntegra, foram selecionados os que tratavam de estudos empíricos e relacionavam, diretamente, o Burnout com habilidades sociais e professores, o Burnout com estratégias de enfrentamento e professores; ou os estudos que relacionavam Burnout, habilidades sociais e estratégias de enfrentamento, cujo público-alvo fosse composto por professores. A partir desses critérios, o corpus que compõe esta pesquisa perfaz 12 estudos. No geral, os resultados apontaram para índices significativos de Burnout entre os professores, correlação negativa entre o repertório de habilidades sociais e a presença da síndrome e múltiplas estratégias docentes de Coping, sendo o suporte social a principal delas. Além disso, vários estudos focalizaram a importância de desenvolver intervenções para o desenvolvimento de Habilidades Sociais e aprimoramento do Coping entre os docentes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.