REAÇÃO DO MERCADO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018: UM ESTUDO DE EVENTOS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE CAPITAL ABERTO
Palabras clave:
Gestão de riscos, Estudo de eventos, Mercado de ações, Econometria, Eleições.Resumen
A hipótese de eficiência do mercado define que os preços das ações refletem todas as informações disponíveis do mercado, podendo apresentar-se nas formas forte, semiforte ou fraca, a depender do acesso real dos investidores a estas informações (FAMA, 1970). Desta maneira, o presente trabalho teve como objetivo testar a hipótese de eficiência de mercado das quatro maiores instituições financeiras de capital aberto em relação à vitória do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, nas eleições brasileiras de 2018. Para tal, analisou-se o preço das ações do Banco do Brasil S.A, Itaú Unibanco S.A, Bradesco S.A e Banco do Santander S.A, a partir da metodologia de estudos de eventos visando testar a forma de eficiência do mercado, identificar a correlação dos retornos das instituições financeiras de capital misto e privado e dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Santos et al. (2017). Como resultados se observou-que a hipótese nula de que o mercado se apresentou na forma semiforte foi rejeitada, visto que foram identificados retornos anormais estatisticamente significativos em toda janela de eventos. Além disso, os retornos das instituições de capital misto e privado não apresentaram nenhum tipo de correlação.Descargas
Publicado
2020-11-28
Cómo citar
Jacob Júnior, A. B., & Souza, J. C. F. (2020). REAÇÃO DO MERCADO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018: UM ESTUDO DE EVENTOS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE CAPITAL ABERTO. Latin American Journal of Business Management, 11(1). Recuperado a partir de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/602
Número
Sección
Artigos Científicos
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