INOVAÇÃO, PEQUENA EMPRESA E FLORESCIMENTO HUMANO
Resumen
Este artigo objetiva compreender o papel da inovação e da pequena empresa no florescimento humano. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso múltiplo, conduzido em cinco pequenas empresas localizadas numa localidade pobre. As fontes de evidências foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores/donos, de documentos e de evidências visuais. As entrevistas foram gravadas, transcritas e codificadas e os documentos e as evidências visuais foram codificados para análise. Os casos foram analisados individualmente e comparados. Os resultados demonstraram que a pequena empresa possui forte vínculo com o gestor e com a localidade, e que as inovações geradas/adotadas por essas empresas foram responsáveis por tornar os negócios economicamente e socialmente significativos para os gestores/donos e para a localidade. As pequenas empresas e as inovações permitiram aos indivíduos por trás desses negócios uma participação mais ativa na sociedade e o florescimento de suas capacidades humanas. Como contribuição, este artigo avança na compreensão sobre a influência da inovação e da pequena empresa no florescimento humano e sobre como o florescimento humano influencia a localidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.