INOVAÇÃO, EMPRESA FAMILIAR E COVID-19: UM ESTUDO EMPÍRICO
Resumen
Este estudo foi realizado nas organizações Papely e Nomadis, empresas familiares, de portes médio e pequeno, situadas, em Sorocaba e São Paulo no Estado de São Paulo, nos segmentos de embalagens, e, de Motor Homes. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi elaborado o seguinte problema: como as inovações são desenvolvidas nas empresas familiares, considerando a COVID19? Tendo como o objetivo geral: estudar como as inovações são desenvolvidas nas empresas familiares, considerando a COVID-19. A pesquisa foi de natureza exploratória com o emprego do método qualitativo segundo Godoy (1995). Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de entrevista utilizando um roteiro semiestruturado elaborado com base no referencial teórico. As entrevistas foram realizadas por meio de vídeo conferências em função da pandemia do COVID-19 e transcritas. Já para a realização das análises dos dados foi utilizada a proposta de Flores (1994). Os resultados revelaram que as empresas apresentam e apresentaram barreiras, principalmente, no cenário pandêmico. No entanto, impulsionaram-as para que investissem em inovações, implementando assim, ações de inovações, gerando oportunidades no mercado, como por exemplo a implantação de um novo maquinário, investimentos em marketing digital, aprimoramento do site oficial da empresa, apresentação de novos conteúdos em suas redes sociais, e meios de comunicação on-line de ambas as empresas. Essas inovações geraram eficiência na produção e expansão de divulgação da marca fazendo com que essas alcancem novos clientes e realizem adaptações dos produtos e serviços de acordo com a demanda do cenário pandêmico e a partir dos feedbacks de clientes.
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