INOVAÇÃO, EMPRESA FAMILIAR E COVID-19: UM ESTUDO EMPÍRICO

Autores/as

  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ilana Lenz Bannitz Guimarães Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

Este estudo foi realizado nas organizações Papely e Nomadis, empresas familiares, de portes médio e pequeno, situadas, em Sorocaba e São Paulo no Estado de São Paulo, nos segmentos de embalagens, e, de Motor Homes. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi elaborado o seguinte problema: como as inovações são desenvolvidas nas empresas familiares, considerando a COVID19? Tendo como o objetivo geral: estudar como as inovações são desenvolvidas nas empresas familiares, considerando a COVID-19. A pesquisa  foi de natureza exploratória com o emprego do método qualitativo segundo Godoy (1995). Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de entrevista utilizando um roteiro semiestruturado elaborado com base no referencial teórico. As entrevistas foram realizadas por meio de vídeo conferências em função da pandemia do COVID-19 e transcritas. Já para a realização das análises dos dados foi utilizada a proposta de Flores (1994). Os resultados revelaram que as empresas apresentam e apresentaram barreiras, principalmente, no cenário  pandêmico. No entanto, impulsionaram-as para que investissem em inovações, implementando assim, ações de inovações, gerando oportunidades no mercado, como por exemplo a implantação de um novo maquinário, investimentos em marketing digital, aprimoramento do site oficial da empresa, apresentação de novos conteúdos em suas redes sociais, e meios de comunicação on-line de ambas as empresas. Essas inovações geraram eficiência na produção e expansão de divulgação da marca fazendo com que essas alcancem  novos clientes e realizem adaptações dos produtos e serviços de acordo com a demanda do  cenário pandêmico e a partir dos feedbacks de clientes.

Biografía del autor/a

Ilana Lenz Bannitz Guimarães, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda em Administração de Empresas (UPM), do CCSA – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo - SP

Publicado

2023-07-11

Cómo citar

Franklin, M. A., & Lenz Bannitz Guimarães, I. (2023). INOVAÇÃO, EMPRESA FAMILIAR E COVID-19: UM ESTUDO EMPÍRICO. Latin American Journal of Business Management, 14(1). Recuperado a partir de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/724

Número

Sección

Artigos Científicos