IMPACTOS DA PANDEMIA DO CORONAVIRUS NA DEMANDA DE PASSAGEIROS DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a736Resumen
O surto global do novo coronavírus exigiu ações drásticas e novas políticas públicas dos governos e autoridades locais para conter a propagação do vírus. A maioria das medidas envolvem mudanças de comportamento para reduzir o contato social. Essa situação representa grande desafio para o setor de transporte público de passageiros no mundo todo, já que as medidas para o distanciamento social ocasionaram uma drástica redução na demanda de passageiros e receita tarifária, levando os operadores a enfrentar sérias dificuldades para continuidade dos serviços. O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto da pandemia nos transportes de passageiros de alta capacidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (metrôs, trens e barcas), o novo comportamento da demanda de passageiros e o impacto na receita tarifária, bem como apresentar as ações e novas políticas públicas para enfretamento da pandemia que impactaram diretamente o setor de transportes. Nesse sentido, o estudo aponta o fluxo de caixa financeiro das concessionais de transporte e revela que a atual situação financeira é crítica e insustentável, existindo inclusive riscos de descontinuidade dos serviços. Por fim, o estudo realiza uma análise de sensibilidade em relação à retomada de demanda necessária para que os sistemas sejam financeiramente sustentáveis, apresentando também um capítulo final de discussões sobre o tema e propostas de estudos complementares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.