A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Organização Humana, Ambiente Tecnológico, Ambiente de NegóciosResumo
O objetivo deste artigo é descrever a contribuição da organização humana, composta pela Cultura Organizacional, Liderança e Recursos Humanos, na Gestão do Conhecimento, tomando como referência a experiência e a percepção de valor agregado em uma indústria de base tecnológica brasileira. A pesquisa empírica desenvolvida foi parcialmente inspirada no modelo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer Competence Center of Knowledge Management, da Alemanha, o qual identificou os elementos formadores do conhecimento nos processos essenciais do negócio nas maiores empresas européias. Destas, mais de 76% utiliza tecnologia intensiva. Os pesquisadores focalizaram as duas naturezas específicas de processos envolvidos na gestão do conhecimento organizacional: a organização técnica, traduzida por sistemas de controle, normas e organização e tecnologia da informação, não contemplado nesta pesquisa; e a organização humana, sob a perspectiva de Recursos Humanos, da Liderança e da Cultura Organizacional. Este último eixo serviu como recorte para a pesquisa empírica, aplicada em uma indústria nacional de alta tecnologia, de relevo mundial no seu setor de atuação. A pesquisa foi fundamentada por abordagem quali-quantitativa, e respaldada por instrumentos de levantamento de dados, cujos conteúdos contemplam os fundamentos conceituais identificados em extensa pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância e a influência da organização humana no ciclo da Gestão do Conhecimento, evidenciando a necessidade de identificação psicossocial dos atores com o objeto produzido e com o mito da perenidade através do produto. Além da percepção da pertinência ao grupo, destacado como elite no setor de atividade.Downloads
Como Citar
Santos, I. C. dos. (2011). A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento. Latin American Journal of Business Management, 1(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/12
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.