Características necessárias aos líderes e liderados para implantação e desenvolvimento de novas metodologias: estudo no setor de estamparia de uma empresa automobilística
Palavras-chave:
Liderança, Novas metodologias, Setor de estamparia, Indústria automobilísticaResumo
O setor automobilístico está em constante mudança, o que exige dos líderes e liderados uma capacidade de adaptação muito rápida às novas metodologias e ferramentas. O presente trabalho teve o objetivo de analisar quais as características necessárias a líderes e liderados para o sucesso na implantação e desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias no setor de Estamparia de uma empresa Automobilística. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de levantamento, sendo que foram aplicados questionários a 15 líderes e 85 liderados do setor. Resultados revelaram que os líderes e os liderados visualizam a estratégia da empresa e são comprometidos. A característica mais apontada como necessária para líderes e liderados foi "ser confiável". "Saber seus limites" foi uma característica de destaque entre os líderes; já entre os liderados recebeu destaque a característica "adequar-se às tarefas". Os resultados apontam também que as principais dificuldades encontradas na implantação das ferramentas e metodologias por parte de ambos foram: falta de recursos para a implantação, tempo de treinamento inadequado e demora no tempo da implantação das ferramentas e metodologias. Concluiu-se que não existe uma metodologia perfeita e sim uma metodologia que deve se adequar à realidade de cada empresa.Downloads
Como Citar
Oliveira, A. L. de, & Carvalho, A. O. de. (2011). Características necessárias aos líderes e liderados para implantação e desenvolvimento de novas metodologias: estudo no setor de estamparia de uma empresa automobilística. Latin American Journal of Business Management, 1(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/17
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.