PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA PRODUTIVO PARA INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS COM PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE MATÉRIA PRIMA
Resumo
Este artigo objetiva a propor um artefato adaptado de gerenciamento do sistema produtivo para indústrias alimentícias com o processo de beneficiamento de matéria prima. Para o cumprimento deste objetivo, utilizou-se o método de pesquisa da Design Science Research (DSR) na elaboração de um modelo que possa auxiliar nas dificuldades de gestão e integração de processos nas indústrias produtivas e que englobe necessidades especificas não contempladas por modelos genéricos existentes. Para o desenvolvimento do estudo, os conceitos foram baseados em importantes referenciais teóricos deste segmento, como: Planejamento e Controle da Produção (PCP), Teoria das Restrições (TOC) e Sistema Integrado de Gestão (ERP), além da análise comparativa entre os modelos globais de gestão: S&OP e SCOR. A primeira versão proposta do modelo foi elaborada e posteriormente aprovada por cinco especialistas das áreas de gestão, sistemas, produção e logística, mediante a ajustes. O modelo desenvolvido é denominado de PSM (Productive System Management) e sua estrutura é dívida em seis etapas principais: Planejamento, Aquisição, Produção e Controle de Qualidade, Distribuição, Avaliação e Monitoramento e Comunicação. Este artefato, também apresenta seu ambiente de inserção e ciclo, os subprocessos e atividades, a integração dos setores e os fluxos de processo e informação.
Palavras-chave: Gestão. Planejamento. Sistema produtivo. Cadeia de suprimentos. Processos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.