ECONOMIA CRIATIVA COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA E DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE GUARATINGUETÁ/SP
Resumo
Resumo
A Economia Criativa (EC) é definida como um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento. O uso intensivo do talento criativo, incorporando técnicas ou tecnologias, agrega valor ao capital intelectual e cultural. Além disso, a associação entre cultura, turismo e economia criativa gera riqueza e favorece o desenvolvimento. O presente estudo investiga como se estrutura a economia criativa em Guaratinguetá-SP a partir da dimensão da cultura e do turismo e a sua contribuição para o desenvolvimento local. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico e pesquisa documental referente à EC, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no Portal de Transparência da Prefeitura de Guaratinguetá, em base de dados públicas e privadas como a do IBGE e da FIRJAN. Os resultados evidenciaram que, mesmo com a redução da participação do setor criativo no mercado brasileiro entre os anos de 2015 e 2017, o setor apresenta forte tendência de crescimento. Também se constatou que o patrimônio territorial do município de Guaratinguetá é um importante vetor no que concerne ao crescimento do setor criativo, sendo que o turismo, alinhado aos aspectos histórico-culturais, é a base da EC no município em questão. As políticas de investimento voltadas para o turismo e a cultura têm aumentado, a partir da compreensão de que o setor cultural, juntamente com o setor de turismo, pode contribuir para o crescimento econômico e o desenvolvimento. Conclui-que a EC constitui um vetor relevante para o desenvolvimento local, contribuindo na geração de emprego e renda para o munícipio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.