DESAFIOS E REFLEXÕES NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: UM OLHAR SOBRE O PLANEJAMENTO
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e investigar a realidade e a prática do planejamento de cinco professores em seus anos iniciais de carreira, sendo dois do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio (Integrado ao técnico), com diferentes formações, experiências em redes de ensino diversas. Apontando os principais desafios impostos pelo sistema educacional existente aos ingressantes na carreira docente, onde vivenciam algumas diferenças entre o planejado, idealizado e o real. Onde o início é marcado por grande entusiasmo mostrando através das práticas, o aprendizado deste novo ofício e o quanto eles estão dispostos e envolvidos para o aprendizado. Foram ouvidos 05 professores que estão em inicio de carreira e os dados foram compilados através do software Iramuteq por meio da abordagem qualitativa, no intuito de aprender a perspectiva e a subjetividade dos cinco professores participantes, utilizaram-se como instrumentos de coletas de dados entrevistas semiestruturadas. Consistindo em um roteiro de entrevistas, elaboradas com base nos objetivos da pesquisa. Este trabalho seguiu os processos de elaboração do roteiro, condução, categorização e transcrição das entrevistas e análise das narrativas. Como resultado observamos que a formação e a colaboração dos profissionais com mais experiência dentro da escola são fatores fundamentais para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes que enfrentam dificuldades na gestão de conteúdo, na organização dos currículos e na utilização da tecnologia de informação, pois além de todo o trabalho pedagógico também lidam com as demandas burocráticas da profissão, como o preenchimento de documentos e exigências administrativas.
Palavras-chave: Professores. Início de carreira, Desafios. Planejamento.
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