DESAFIOS E REFLEXÕES NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: UM OLHAR SOBRE O PLANEJAMENTO

Autores

  • Fabiana dos Santos Abrão Universidade de Taubaté
  • Felipe Costa Souza FURB / FABASP / FAAP
  • Matheus Oliveira Vieira Universidade de Taubaté
  • Natália Maria Rita Marcondes de Souza
  • Tatiane Tolentino Assis Centro Paula Souza / UNIFUNVIC
  • Patrícia Albieri Almeida Fundação Carlos Chagas / UNASP

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e investigar a realidade e a prática do planejamento de cinco professores em seus anos iniciais de carreira, sendo dois do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio (Integrado ao técnico), com diferentes formações, experiências em redes de ensino diversas. Apontando os principais desafios impostos pelo sistema educacional existente aos ingressantes na carreira docente, onde vivenciam algumas diferenças entre o planejado, idealizado e o real. Onde o início é marcado por grande entusiasmo mostrando através das práticas, o aprendizado deste novo ofício e o quanto eles estão dispostos e envolvidos para o aprendizado. Foram ouvidos 05 professores que estão em inicio de carreira e os dados foram compilados através do software Iramuteq por meio da abordagem qualitativa, no intuito de aprender a perspectiva e a subjetividade dos cinco professores participantes, utilizaram-se como instrumentos de coletas de dados entrevistas semiestruturadas. Consistindo em um roteiro de entrevistas, elaboradas com base nos objetivos da pesquisa. Este trabalho seguiu os processos de elaboração do roteiro, condução, categorização e transcrição das entrevistas e análise das narrativas. Como resultado observamos que a formação e a colaboração dos profissionais com mais experiência dentro da escola são fatores fundamentais para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes que enfrentam dificuldades na gestão de conteúdo, na organização dos currículos e na utilização da tecnologia de informação, pois além de todo o trabalho pedagógico também lidam com as demandas burocráticas da profissão, como o preenchimento de documentos e exigências administrativas.

Palavras-chave: Professores. Início de carreira, Desafios. Planejamento.

Biografia do Autor

Fabiana dos Santos Abrão , Universidade de Taubaté

Técnica em Administração pela Escola Técnica Estadual (ETEC), em Pindamonhangaba; graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), em Guaratinguetá. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro e Licenciatura em Pedagogia pelo Claretiano.

Felipe Costa Souza , FURB / FABASP / FAAP

Bacharel em Estilismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), pós-graduado em Comunicação de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), com Especialização em Comunicação Escrita na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).

Matheus Oliveira Vieira , Universidade de Taubaté

Publicitário pela Universidade de Taubaté (UNITAU), pedagogo pela Fundação Universitária Vida Cristã (UNIFUNVIC). É professor de Língua Portuguesa pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Natália Maria Rita Marcondes de Souza

Pós-graduada em Direito Educacional e Gestão Escolar. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano e em Educação Física pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Diretora de Escola no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campos do Jordão e docente efetiva na Rede Municipal de Taubaté.

Tatiane Tolentino Assis, Centro Paula Souza / UNIFUNVIC

Bacharel em Computação Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Especialista em Tecnologia de Redes pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Licenciatura plena em Informática pela FATEC de Guaratinguetá. Professora do Ensino Profissional e Tecnológico no Centro Paula Souza e da graduação na Fundação Universitária Vida Cristã (UNIFUNVIC).

Patrícia Albieri Almeida , Fundação Carlos Chagas / UNASP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas e professora do Mestrado Profissional em Educação do Unasp.

Publicado

15.12.2023

Como Citar

dos Santos Abrão , F., Costa Souza , F., Oliveira Vieira , M., Marcondes de Souza , N. M. R., Assis, T. T., & Albieri Almeida , P. (2023). DESAFIOS E REFLEXÕES NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: UM OLHAR SOBRE O PLANEJAMENTO. Latin American Journal of Business Management, 14(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/745