UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA

Authors

  • Aline Carolina Bassoli Barbosa UNESP Bauru
  • Vera Lucia Messias Fialho UNESP
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP

Abstract

The study of high abilities/giftedness has developed significantly through current scientific research with this segment. Studies correlate above-average skills with the presence of clinical indicators of mental health such as anxiety and depression, as well as deficits in social skills. Faced with the possibility of training for the development of socially skilled behaviors and considering that such aspects provide the pearson with protective factors and psychological well-being, this essay aims to reflect on the benefits that training in social skills can provide in the quality of life and mental health of these people. Studies with this follow-up were analyzed and, through this intervention, improvements were identified in the clinical indicators of mental health in this population.

Author Biographies

Vera Lucia Messias Fialho, UNESP

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ-2019-2021).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente. http://orcid.org/0000-0002-6238-8624.

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, UNESP

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). A docente possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e Livre Docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente é Professora Associada (Livre Docência) em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Encontra-se entre os pesquisadores listados em AD World Scientific Index - Latin American Top 10.000 Scientists (2021; 2022). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise aplicada do comportamento, habilidades sociais, problemas de comportamento, habilidades sociais educativas, relacionamento pais-filhos, relacionamento professor-aluno, relacionamento conjugal, depressão e ansiedade, avaliação e terapia analítico comportamental. Participa de dois Grupos de Pesquisa Cnpq: Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (Coord. Profa. Dra. Zilda Ap. Pereira Del Prette) e REDETAC - Rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais (Coord. Prof. Dr. Denis Zamignani). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEPEACAHS - Grupo de estudos e pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Anpepp Relações Interpessoais e Competência Social. A docente é Bolsista Produtividade 1D do CNPq. Supervisora em Terapia Analítico-Comportamental. Editora Associada da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. Conselho Editorial da Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva. 

Published

2022-07-31

How to Cite

Bassoli Barbosa, A. C., Vera Lucia Messias Fialho, & Bolsoni-Silva, A. T. . (2022). UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA. Latin American Journal of Business Management, 13(1). Retrieved from https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/694

Issue

Section

Articles