UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA

Autores/as

  • Aline Carolina Bassoli Barbosa UNESP Bauru
  • Vera Lucia Messias Fialho UNESP
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP

Resumen

El estudio de las altas capacidades/superdotación se ha desarrollado significativamente a través de la investigación científica actual con este segmento. Los estudios correlacionan habilidades por encima del promedio con la presencia de indicadores clínicos de salud mental como ansiedad y depresión, así como déficits en habilidades sociales. Ante la posibilidad de formación para el desarrollo de comportamientos socialmente hábiles y considerando que tales aspectos aportan al individuo factores de protección y bienestar psicológico, este ensayo tiene como objetivo reflexionar sobre los beneficios que la formación en habilidades sociales puede aportar en la calidad de vida. .vida y salud mental de estos individuos. Se analizaron estudios con este seguimiento y, a través de esta intervención, se identificaron mejoras en los indicadores clínicos de salud mental en esta población.

Biografía del autor/a

Vera Lucia Messias Fialho, UNESP

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ-2019-2021).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente. http://orcid.org/0000-0002-6238-8624.

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, UNESP

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). A docente possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e Livre Docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente é Professora Associada (Livre Docência) em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Encontra-se entre os pesquisadores listados em AD World Scientific Index - Latin American Top 10.000 Scientists (2021; 2022). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise aplicada do comportamento, habilidades sociais, problemas de comportamento, habilidades sociais educativas, relacionamento pais-filhos, relacionamento professor-aluno, relacionamento conjugal, depressão e ansiedade, avaliação e terapia analítico comportamental. Participa de dois Grupos de Pesquisa Cnpq: Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (Coord. Profa. Dra. Zilda Ap. Pereira Del Prette) e REDETAC - Rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais (Coord. Prof. Dr. Denis Zamignani). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEPEACAHS - Grupo de estudos e pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Anpepp Relações Interpessoais e Competência Social. A docente é Bolsista Produtividade 1D do CNPq. Supervisora em Terapia Analítico-Comportamental. Editora Associada da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. Conselho Editorial da Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva. 

Publicado

2022-07-31

Cómo citar

Bassoli Barbosa, A. C., Vera Lucia Messias Fialho, & Bolsoni-Silva, A. T. . (2022). UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO E HABILIDADES SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA. Latin American Journal of Business Management, 13(1). Recuperado a partir de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/694

Número

Sección

Artigos Científicos