O MODELO HÉLICE TRÍPLICE COMO INCENTIVO NO PROCESSO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores/as

  • Roberta Manfron de Paula
  • Manuel Portugal Ferreira
  • Marco Flávio Ferreira
  • Simone Pereira

Resumen

Esta pesquisa salienta a geração de conhecimento cientí­fico nas universidades e sua relação com o setor produtivo a fim de mostrar a importância do modelo Hélice Trí­plice e seu impacto nas empresas. Utiliza-se como objeto de análise o caso da empresa Prática Produtos S/A,fabricante de fornos profissionais. Caracteriza-se metodologicamente esta pesquisa como um estudo de caso, amparada por uma pesquisa bibliográfica seguida de coleta de dados secundários com documentos e relatórioscedidos pela empresa. O objetivo deste artigo é apresentar os três vetores do modelo de hélice trí­plice para estimular a vantagem competitiva da empresa.Os principais resultados indicam que as parcerias firmadas entre os elementos do modelo hélice trí­plice como ferramenta estratégica foi muito eficaz para o posicionamento da Prática Produtos S/A no mercado. Esta pesquisa contribui para a comunidade acadêmica por apresentar um estudo de caso envolvendo o modelo hélice trí­plice pela perspectiva e iniciativa da empresa, no contexto de pequeno e médio porte, cenário este margeado pela literatura. Praticamente o artigo contribui por orientar gestores a entenderem o processo de formalização de parcerias com os agentes do modelo proposto servindo de inspiração a pratica desta ferramenta para vantagem competitiva.

Publicado

2018-03-25

Cómo citar

Paula, R. M. de, Ferreira, M. P., Ferreira, M. F., & Pereira, S. (2018). O MODELO HÉLICE TRÍPLICE COMO INCENTIVO NO PROCESSO DE VANTAGEM COMPETITIVA. Latin American Journal of Business Management, 8(2). Recuperado a partir de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/427

Número

Sección

Artigos Científicos