IMPACTO DO TREINAMENTO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA

Autores/as

  • Érica de Souza Mazato
  • Laura Taysa Espig
  • Adriana Kroenke

Palabras clave:

Impacto do treinamento no trabalho. Transferência de treinamento. Impacto em amplitude. Instituição Federal de Ensino.

Resumen

Este artigo buscou analisar a relação das variáveis caracterí­sticas da clientela, suporte à transferência e apoio organizacional no impacto do treinamento no trabalho, abordado em amplitude, em uma instituição federal de ensino de Santa Catarina. Foram considerados os treinamentos presenciais e à distância realizados pelos servidores técnicos administrativos, entre 2014 e 2017. A amostra da pesquisa foi composta por 294 servidores da instituição. Aplicou-se um questionário adaptado do modelo Impact de Abbad (1999) composto por quatro dimensões. Após coleta os dados foram submetidos ao método Technique for Order Preference by Similarityto Ideal Solution (TOPSIS), visando o grupamento de questões e a aplicação da regressão linear múltipla. Os resultados apontaram que as variáveis antecedentes selecionadas neste estudo explicaram juntas 33% da variabilidade total do impacto do treinamento no trabalho. Concluiu-se que a variável caracterí­stica da clientela se apresentou como a principal preditora, seguida do suporte à transferência. A variável de suporte organizacional não apresentou influência estatí­stica significativa.

Publicado

2020-11-28

Cómo citar

Mazato, Érica de S., Espig, L. T., & Kroenke, A. (2020). IMPACTO DO TREINAMENTO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA. Latin American Journal of Business Management, 11(1). Recuperado a partir de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/592

Número

Sección

Artigos Científicos