EXTRATIVISMO E A COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
O CASO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
Resumen
O presente artigo objetiva apresentar os processos comunicacionais no extrativismo do babaçu. Em relação a metodologia, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa. Alguns autores utilizados para a fundamentação do trabalho são Peruzzo (2006), Silva (2014) e Barbosa (2018). Apresentamos o conceito e tipologia do extrativismo. Abordamos o extrativismo do babaçu como uma atividade essencial para o desenvolvimento de comunidades extrativistas brasileiras. Destacamos a função socioambiental das quebradeiras de coco. Discorremos acerca do movimento social das quebradeiras, da comunicação comunitária como um fator relevante para esses grupos e da interação dessas mulheres com as Tecnologias de Comunicação e Informação. Concluímos que a comunicação comunitária e as Tecnologias de Comunicação e Informação estão presentes no movimento social de quebradeiras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.