AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO POR PARES E POR PROFESSORES DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ESTUDO PILOTO
Resumen
Mudanças recentes no perfil do egresso de cursos de engenharia em consequência das transformações da sociedade trazem aos professores e às instituições de ensino superior (IES) o desafio de desenvolver e avaliar as competências transversais dos estudantes. Competências como trabalho em equipe, comunicação, liderança e resolução de problemas são essenciais não só para a atuação de engenheiros como também para gestores em diversas áreas. A avaliação destas competências é um processo complexo, pouco estudado por pesquisadores, carecendo do desenvolvimento de instrumentos adequados para sua aplicação na pesquisa e na prática das IES. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e testes iniciais dos Questionários de Avaliação de Competências Transversais de Estudantes de Engenharia (QuACT) nas escalas de autoavaliação, avaliação por pares e por professores. O método de pesquisa considerou como referência os procedimentos para construção de instrumentos psicológicos. O estudo foi aplicado a uma turma de um curso de Engenharia em uma IES privada no Brasil, envolvendo também um grupo de sete especialistas no campo. Os resultados preliminares indicam que o sistema proposto se mostrou adequado para ampliar a percepção das competências transversais, com a inclusão dos estudantes como agentes avaliadores. Os estudantes conseguiram se autoavaliar e avaliar os pares em competências transversais não avaliadas pelo professor. Não se percebeu diferenças significativas entre as medianas das autoavaliações e das avaliações pelos pares. A evolução das pesquisas prevê a ampliação dos estudos para garantia da qualidade psicométrica dos instrumentos e sua utilização para outros cursos e IES.
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