AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO POR PARES E POR PROFESSORES DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ESTUDO PILOTO

Autores/as

Resumen

Mudanças recentes no perfil do egresso de cursos de engenharia em consequência das transformações da sociedade trazem aos professores e às instituições de ensino superior (IES) o desafio de desenvolver e avaliar as competências transversais dos estudantes. Competências como trabalho em equipe, comunicação, liderança e resolução de problemas são essenciais não só para a atuação de engenheiros como também para gestores em diversas áreas. A avaliação destas competências é um processo complexo, pouco estudado por pesquisadores, carecendo do desenvolvimento de instrumentos adequados para sua aplicação na pesquisa e na prática das IES. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e testes iniciais dos Questionários de Avaliação de Competências Transversais de Estudantes de Engenharia (QuACT) nas escalas de autoavaliação, avaliação por pares e por professores. O método de pesquisa considerou como referência os procedimentos para construção de instrumentos psicológicos. O estudo foi aplicado a uma turma de um curso de Engenharia em uma IES privada no Brasil, envolvendo também um grupo de sete especialistas no campo. Os resultados preliminares indicam que o sistema proposto se mostrou adequado para ampliar a percepção das competências transversais, com a inclusão dos estudantes como agentes avaliadores. Os estudantes conseguiram se autoavaliar e avaliar os pares em competências transversais não avaliadas pelo professor. Não se percebeu diferenças significativas entre as medianas das autoavaliações e das avaliações pelos pares. A evolução das pesquisas prevê a ampliação dos estudos para garantia da qualidade psicométrica dos instrumentos e sua utilização para outros cursos e IES.

Biografía del autor/a

Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Possui mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2001) e MBA Executivo em Gestão Empresarial da Construção (2008). É doutoranda em Gestão e Tecnologia Industrial no Centro Universitário SENAI CIMATEC, desenvolvendo pesquisa sobre o tema construção e avaliação de competências no ensino de engenharia. Atualmente é Pró reitora Administrativo Financeira do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Gerente Executiva da Escola Técnica SENAI CIMATEC e gestora da área de Educação Online na mesma instituição. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Gestão de Negócios, Gestão da Educação, e Educação à Distância, com ampla visão sistêmica dos processos e foco em resultados.

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Graduada em Psicologia, com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC e Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 6) e Gestão e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 5) do SENAI CIMATEC. É Coordenadora Adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP CIMATEC). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica (SENAI CIMATEC). Membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS/UFSCar) e do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua especialmente com temas sobre relações interpessoais e habilidades sociais, produção de tecnologias para favorecer o desenvolvimento humano, criatividade e inovação. Já orientou 31 dissertações de mestrado e 03 teses de doutorado. Tem 35 artigos publicados em periódicos, 07 capítulos de livros e 01 livro organizado. Aprovou e coordenou, junto a FAPESB, o projeto RECURSO TECNOLÓGICO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E PROMOÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CONVÊNIO SENAI-FAPESB Nº 0011/2014), no período de 2014 a 2016.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Gesteira de Almeida Ferraz, T., & de Sousa Pereira-Guizzo, C. . (2022). AUTOAVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO POR PARES E POR PROFESSORES DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA: ESTUDO PILOTO. Latin American Journal of Business Management, 13(2). Recuperado a partir de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/706

Número

Sección

Artigos Científicos