PLANEJAMENTO DE CARREIRA: O OLHAR DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS FACULDADES PRIVADAS PAULISTAS
Resumo
Este estudo visa identificar a percepção de estudantes do último ano do curso de graduação em Administração em duas faculdades particulares paulistas, Bilac e Etep Esplanada, a respeito do planejamento das próprias carreiras. O Inventário de Âncoras de Carreira de Schein (1990) foi aplicado a 90 alunos em outubro e novembro de 2013. Na Etep Esplanada, em que estudantes têm menor faixa etária e maior renda, prevalecem âncoras ligadas à independência, flexibilidade e criatividade. Na Faculdade Bilac, em que alunos têm maior faixa etária e menor renda, predominam âncoras ligadas à estabilidade, segurança e habilidade técnica. A escolha das âncoras confirma dois perfis típicos de profissionais: aqueles que buscam a possibilidade de gerenciar a própria carreira versus os que preferem se comprometer e ser leais a determinada organização. Os resultados também sugerem expressiva influência de renda, estrutura familiar, classe social e momento de vida nas escolhas das âncoras pelos discentes.Downloads
Publicado
25.03.2018
Como Citar
Esteves, C. C., AlmeidaAlmeida, A. V. de, & Lucchi, M. (2018). PLANEJAMENTO DE CARREIRA: O OLHAR DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO EM DUAS FACULDADES PRIVADAS PAULISTAS. Latin American Journal of Business Management, 8(2). Recuperado de https://lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/429
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.