TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DA ÁREA MEIO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: ASSIMETRIAS SOCIAIS E PRECARIZAÇÃO
Resumo
A terceirização de serviços e as condições advindas dessa configuração de trabalho apresentam maior relevância social após a vigência da lei nº 13.429/2017. O objetivo do artigo é apresentar os resultados da investigação sobre as condições de trabalho decorrentes da adoção dessa modalidade de mão de obra para as chamadas “atividades meio”, com a discussão sobre as consequências da terceirização de serviços no campo da Administração Pública. O método adotado é descritivo e exploratório, qualitativo quanto ao objetivo. Os resultados obtidos apontam que a classe de trabalhadores estudada é reprimida e desfavorecida em processo que contribui para a preservação das assimetrias sociais. Conclui-se que a precarização das condições de trabalho investigadas se inicia com a formação de vínculo do trabalhador com a empresa prestadora de serviço vencedora da licitação e persiste até o encerramento do contrato firmado com o órgão público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.