AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS E DE INOVAÇÕES DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
Resumo
A inovação está ligada de forma contundente ao desenvolvimento econômico e progresso do país e para que avance sobre o setor produtivo, faz-se necessária a adoção e celebração de transferência de tecnologia, onde Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) estejam atuantes e tenham estruturas bem desenvolvidas que colaborem na interação com as empresas. Diante de tal relevância, o presente trabalho buscou avaliar a estrutura de transferência de tecnologia realizada por ICTs presentes na região Centro-Oeste (CO) do Brasil, através de um estudo das políticas de inovação nos estados e Distrito Federal (DF) e um mapeamento dessa estrutura em cada um deles. Com o auxílio de pesquisa bibliográfica e documental, bem como envio de questionários a Instituições públicas, especialmente Universidades e Institutos Federais, obtivemos resultados que demonstram o crescimento desse instrumento, como meio de negociação e comercialização dos ativos desenvolvidos pelas instituições. Um ponto positivo é que todos os estados e o DF possuem legislação voltada às políticas de inovação e contam com ICTs. Dentre eles, o que se apresenta mais desenvolvido nessa área é Goiás, seguido do DF. Mato Grosso apresenta avanços importantes e Mato Grosso do Sul ainda necessita de investimentos e conhecimentos específicos. Observou-se, no entanto, que muito embora a ciência e a tecnologia tenham avançado, ainda há muito a ser feito para que atuem em um sistema de inovação capaz de promover geração e difusão de novas tecnologias e, sobretudo, integradas ao setor produtivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.