A EVOLUÇÃO DO EGOVERNMENT NA UNIÃO EUROPEIA: UMA VISÃO SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 EM PLENA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.69609/2178-4833.2024.v15.n1.a735Resumo
O presente artigo aborda, numa perspetiva Govern to Citizen (G2C), a importância do papel do eGovernment na sociedade contemporânea, encontrando enquadramento numa cultura digital. Encarado como o futuro caminho a seguir para construir sociedades mais resilientes e mais sustentáveis, o eGovernment não implica apenas mudanças tecnológicas, mas pressupõe, antes, uma mudança a nível cultural. Recorrendo a uma análise documental de diferentes autores e instituições europeias é apresentada a evolução do eGovernment na União Europeia, com o intuito de explanar os diversos fatores socioeconómicos que podem influenciar o seu desenvolvimento. Uma das conclusões é a de que a vontade política desempenha um papel de relevo como potenciador de uma participação pública inclusiva para alinhar as políticas públicas com os objetivos definidos. São ainda apresentados os desafios que o eGovernment poderá enfrentar no futuro, que se prendem, essencialmente, com o conceito de cybersecurity e da inteligência artificial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O Conselho Editorial, bem como as instituições mantenedoras do periódico, não se responsabilizam pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Os autores, uma vez que receberem o aceite de publicação, automaticamente cedem, sem qualquer ônus, os direitos autorais, inclusive tradução, para o Latin American Journal of Business Management. A citação parcial de artigos publicados é autorizada sem restrições desde que seja identificada a fonte.